{Gourmets do X-Salada } spacer
spacer
spacer
powered by blogger

{sexta-feira, dezembro 31, 2004}

 

[BURGER KING - Shopping Ibirapuera - Em frente ao Mc Donald's]
O Burger King foi a base da minha alimentação durante breve passagem por Londres e Bristol, em Junho de 2001. Desembarcando do EuroStar, vindo de Paris, tive meu primeiro contato com o famoso Whopper já na estação de Waterloo. Era a opção viável pro meu bolso, justa àquela altura da viagem e no tamanho exato da fome. Surprise: fast-food com carne grelhada! Um oásis, se comparado às deprimentes opções hamburguerianas na França, como o insípido Mc Donald's local, ou ainda, pasmem, um tal de Quick (um fast-food estranho, recorrente em solo bretão). Rapidamente percebi que na Terra da Rainha o Burger King é Rei.
Em tempo: o Whopper leva a formação do nobre-lanche, que o qualifica como um legítimo X-Salada - explicando logicamente seu sucesso e equilíbrio.
Mas vamos ao X-Salada do Burger King brasileiro, vulgo Whopper: é competente e saboroso, um pouco inconsistente e totalmente enganoso, se comparado ao suculento mock-up da foto escandalosamente posicionada ao lado do cardápio. Ocorreu-me um momento "Um dia de fúria" - sem a cena de tiros pro alto (FALLING DOWN, Joel Schumacher, EUA, 1993).
O pão-topo é delicioso: macio, com gergelim e leve sabor de manteiga. Em seguida vem uma maionese liquosa - em pouca quantidade - amalgamada em alface americana picada (em contraste à referida foto acima, que mostra alface crespa). Seguem-se fatias de tomates divididas ao meio, discreto picles e tímidas lascas de cebola. A parte quente da iguaria vem primeiro representada pelo queijo prato derretido - com relevante presença - e depois a fina grelhada carne de hambúrguer, assada ao ponto e temperada com esmero. O pão-base sustenta bravamente a imaginativa formação. Vale notar que o diâmetro do clássico Whopper é maior que o do clássico do Mc Donald's, Le Big Mac. Ambos identificados pelo número "1", levam acompanhamentos idênticos. No restaurante em questão pode-se optar ainda pelo Whopper Duplo (com duas carnes - número 2) ou o Whopper JR (com diâmetro menor - número 3).
Paga-se justos 8,5 reais (na opção Normal, que leva fritas média e refri 500ml). Com acréscimo de 1,5 reais troca-se batatas por onion rings (estas gordurosas demais). O atendimento é exemplar e a montagem da bandeja caprichosa. Ponto negativo pro sachê de mostarda (marca Hellmann's), inviolável.
O Burger King surge como saudável opção nesta categoria de fast-food, mas assim como o seu concorrente Mc Donald's, perde fácil de qualquer boa lanchonete que ofereça o nobre-lanche preparado de forma artesanal.

posted by Fábio Yamaji 3:15 AM

spacer